Quem é Maria de Lourdes Almeida Moreira

Maria de Lourdes Almeida Moreira nasceu em Mairi em 9 de agosto de 1923, onde viveu até 10 de maio de 2008, dia em que faleceu.

Filha de agricultores, prestou importantes contribuições para a comunidade mairiense, casou-se com José Moreira com quem construiu sua família, formada por três filhos: Raimundo Moreira, Vera Lúcia e Antônio Carlos, além de seus 8 netos e 5 bisnetos.

D. Lourdes era uma mulher forte e uma mãe dedicada, presente nos trabalhos domésticos, mas, também, na atividade comercial, em que ajudava seu marido. Posteriormente foi nomeada funcionária pública federal, servindo por longo tempo na Agência dos Correios e Telégrafos de Mairi.

Foi uma mulher de visão. Via na educação o caminho do crescimento pessoal e social. Por isso, após o período de estudos em Mairi, lutou para colocar seus filhos em Salvador e Feira de Santana para estudarem e se formarem, quando isso era extremamente difícil.

Não obstante seus afazeres diários foi uma mulher católica, devota e presente na Igreja e na comunidade política e social. Procurou sempre ajudar nas obras sociais do município, em projetos orientados aos mais carentes, a exemplo do Asilo dos Idosos e da Creche Nossa Senhora das Dores.

Com seu falecimento, aos quase 85 anos, deixou o exemplo, o legado de vida e trabalho, exercidos com coragem, honradez e dignidade que vem sendo seguido por seus filhos, netos e bisnetos, todos com vínculos efetivos com a comunidade mairiense.