Prefeitura de Mairi inaugura creche para 112 crianças em período integral

Mairi está em festa e a partir deste sábado (18), escreve um novo capítulo na educação pública do município. A Prefeitura inaugurou na manhã de hoje a creche Maria de Lourdes Almeida Moreira, que irá atender 112 crianças em período integral.

Durante a cerimônia, a história de dona Maria de Lourdes Almeida Moreira ganhou destaque ao ser contada para os presentes. (Clique aqui e conheça a sua história). Na sequência, o Deputado Federal, Leur Lomanto Júnior, e o deputado estadual Pedro Tavares foram homenageados pelo empenho junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pela retomada da obra da creche.

Na sequência, foram entoados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município de Mairi,

A cerimônia de inauguração contou ainda com apresentação cultural e homenagens. O evento foi encerrado com o descerramento da placa de inauguração da creche, quando foi aberta para a população visitar as instalações.

Discursos

A nova unidade de Educação Infantil, localizada na Rua Novo Tempo, no bairro 7 de Setembro, atende ao compromisso e Plano de Governo do  prefeito Jobope e do vice-prefeito Gustavo.

“Não foi fácil, mas fomos à luta e conseguimos retomar as obras da creche graças a ajuda dos nossos deputados”, afirmou. “Hoje temos uma creche com espaço adequado para as nossas crianças. E isso só foi possível também graças ao compromisso de Jobope e Gustavo com o dinheiro público”, destacou.

O vice-prefeito Gustavo falou da felicidade em entregar uma obra tão importante e aguardada pela população e destacou o esforço dos deputados Pedro Tavares e Leur Lomanto Júnior para conseguir destravar a obra.

“Eles foram um braço forte para destravar a obra da creche. Tivemos uma obra abandonada que começamos em 2011, mas agora realizamos esse grande sonho. Temos a esperança de fazer ainda muito mais por Mairi”, afirmou.

O deputado Pedro Tavares ressaltou a sua atuação na história política de Mairi e comemorou a realização da obra. “Tenho a honra em ter participado dessa obra e estou feliz por ver esse sonho se tornar realidade”, comemorou. “Para se governar é preciso de todos. Temos aqui um prefeito e um vice trabalhando pelo bem de Mairi. Essa creche deu muito trabalho. Fui ao FNDE muitas vezes e agora ver essa creche pronta é motivo de muita felicidade”, completou o deputado federal Leur Lomanto Júnior.

Emocionado, o Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e filho de Maria de Lourdes Almeida Moreira, Sr. Raimundo José Almeida Moreira, agradeceu a gestão pela homenagem e falou sobre a importância da creche.

“Obrigado pela cativante homenagem que esta gestão presta a minha mãe e a minha família. Dá o nome da minha mãe a uma obra desta magnitude nos enche o coração de orgulho e alegria. Sei que nesta creche as crianças serão cuidadas, alimentadas e educadas como merecem. Aqui, elas poderão assimilar a educação, a cultura, se prepararem para o futuro e se tornarem cidadãos que merecem”, frisou Moreira.

O evento de inauguração contou ainda com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Mairi, Luís do Angico; da diretora da Creche, Maria das Graças Borges Santana e familiares da homenageada. Também estiveram presentes, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, diretores das escolas municipais, famílias de crianças que irão estudar na creche, funcionários públicos e a comunidade em geral.

Espaços

A infraestrutura da creche é composta por oito salas para atender crianças entre 2 e 5 anos e 11 meses, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, lactário, fraldário, pátio coberto, videoteca, despensa e lavanderia. O prédio contempla ainda uma secretaria, coordenação, sala de professores, brinquedoteca (sala multiuso) e área de lazer com playground.

“Hoje é um dia festivo e alegre. Depois de tantos anos conseguimos entregar essa creche. Sabemos que para revolucionar o mundo precisamos de uma educação de qualidade e ela começa com uma boa estrutura e nós hoje temos isso aqui. Com certeza, essa creche será de grande importância para as nossas crianças e para o nosso município”, destacou a Secretária da Educação, Samia Najar Santana.

O equipamento faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).