Prefeitura de Mairi promove, pelo 3º ano consecutivo, a “Semana Municipal do Brincar”

Com o tema “Casinhas das infâncias”, a Semana Municipal do Brincar será realizada de 22 a 30 de maio, em Mairi, com atividades educativas e lúdicas on-line para as crianças. Por conta da pandemia, a iniciativa, realizada no Brasil pela Aliança pela Infância, pretende incentivar o uso de ambientes como sala, cozinha e quartos, dentro da própria casa da criança, para que possa utilizar os espaços com criatividade e com o apoio dos pais e responsáveis. “Casinhas das Infâncias”, a proposta é valorizar o brincar de casinha, a casa, as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos entre as crianças e seus familiares. (Veja aqui como foi o primeiro dia da Semana do Brincar, em Angico) Durante a Semana do Brincar, as escolas de Educação Infantil de Mairi irão orientar os pais sobre atividades que podem ser feitas com as crianças com imagens e vídeos de diversas brincadeiras.

A participação da Secretaria de Educação de Mairi vai incluir na programação a distribuição de kits pedagógicos, que denominamos de “Kit Nutrição para Imaginação” para todas as crianças da Educação Infantil da rede. A Semana Mundial do Brincar é uma comemoração com o intuito de lembrar aos adultos que brincar é coisa séria. A brincadeira é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação. É importante destacar que desde o ano de 2019, o prefeito Jobope sancionou a Lei Municipal de nº 865, que instituiu a Semana e o Dia Municipal do Brincar Infantil.