Secretaria de Saúde de Mairi faz alerta sobre proliferação de moscas e infecções provocadas pelo inseto

A Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) e Epidemiológica (VIEP) alerta a população mairiense para que estejam atentos a grande incidência de Inter–infecções (diarreia, vômito) elencadas a proliferação de moscas, uma vez que chuva e calor é a combinação perfeita para o aumento da incidência desses insetos, aumentando as chances de contaminação. Uma das preocupações é com as moscas domésticas (Musca domestica) e mosca varejeira (Calliphoridae), o contato com esses insetos pode causar doenças graves.

As doenças mais comuns são as Inter–infecções (diarreia e vômito) que podem causar ao paciente desde desconfortos intestinais até uma desidratação grave podendo evoluir a óbito. Também podem disseminar doenças parasitarias e bacterianas, como: micose, berne, bicheira, tracoma.

Durante as três ultimas semanas epidemiológicas (19, 20, 21) de 2021, a VIEP recebeu 36 notificações de casos de Doenças Diarreicas Agudas, sendo 27 internações pediátricas e 09 atendimentos clínicos.

Crianças entre 01 a 04 anos são as mais afetadas, seguidas das menores de 01 ano, jovens e idosos entre 22 e 80 anos. Dentre os casos notificados 29 se encontram na zona urbana e apenas 07 na zona rural, ressaltamos a importância de procurar uma Unidade de Saúde caso apresente sintomas como diarreia vômito, náuseas, febre, falta de apetite, inflamações na pele.

Importante destacar o cuidado, quanto ao controle químico dessas pragas para que não venha atingir espécies não prejudiciais com, por exemplo, as abelhas, vespas, formigas importantes no trabalho de polinização de diversas espécies de plantas, bem como a intoxicação por agentes químicos em seres humanos.

Alguns cuidados simples para evitar as moscas domésticas e, consequentemente, as doenças que transmitem são:

• Não deixar acumular o lixo mais de 02 dias dentro de casa;
  • Lavar o fundo do recipiente onde é colocado o lixo com água sanitária ou cloro 01 vez por semana;
  • Evitar comer comida que esteve em contato direto com moscas ou sem higienização previa;
  • Colocar redes contra moscas e mosquitos nas janelas;
  • Usar uma rede mosquiteiro para dormir, especialmente no caso dos bebês;
  • Manter alimentos guardados em recipientes fechados;
  • Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados;
  • Limpar diariamente os locais de refeição e preparo de alimentos;

Não jogar lixo a céu aberto.

Os cuidados devem ser redobrados, principalmente entre as crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa, esse público é o mais suscetível a sofrer complicações decorrentes das Inter–infecções.

Equipe Técnica:

Emanuelle S. Oliveira - Coordenadora da VIEP